Home / Eventos / 2ª EXPOTEC – Centro Municipal de Cultura

2ª EXPOTEC – Centro Municipal de Cultura

Agende-se: novamente em cartaz, de 18 a 29/12, de segundas a domingos, das 15h às 21h.

 

A 2ª EXPOTEC – Mostra de Trabalhos e Projetos elaborados pelos Técnicos à melhoria dos serviços prestados faz sua segunda temporada no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na Av. Érico Veríssimo, 307, esquina com Av. Ipiranga, de 18 a 29/12, de segundas a domingos, das 15h às 21h.

A Astec agradece a oportunidade de cedência do Saguão de Exposições à Coordenadora de Artes Plásticas, Anete Maria Abarno Peres, e ao Diretor do Centro Municipal de Cultura, Baiard Brocker da Rosa. A íntegra do Catálogo que apresenta todas as produções expostas está disponível na área restrita para associados: http://www.astecpmpa.com.br/website/index.php?menu_=associados_entrar.php

Confira os títulos:

DEMHAB – Plano de Regularização Fundiária Sustentável: Projeto da Grande Mato Sampaio
Sinopse: Projeto de regularização urbanística, criado para Grande Mato Sampaio, que, com enfoque ambiental, oferece elementos à recuperação de áreas degradadas com soluções de moradias adequadas.
Autoras: Miriam da Rocha Fernandes e Sílvia Carpenedo

DEMHAB – Regularização da Vila Vale do Salso I: a história de um resgate ecológico     
Sinopse: Apresenta as etapas de regularização em uma área ocupada dentro do Parque Natural do Salso, zona sul de Porto Alegre evidenciando que a preservação e a recuperação do meio ambiente são condições essenciais para a humanidade.                                                                     
Autor: Fernando Biffignandi

DEMHAB – Unidade Habitacional Acessível para pessoas com deficiência em loteamentos de interesse social
Sinopse: Projeto de moradias adaptadas para portadores de deficiência para garantir acessibilidade plena nos loteamentos de habitação de interesse social, no remanejamento de famílias cadastradas.
Autor: Luciane Tabbal

DMAE – Cadastro de marcas à melhoria da qualidade dos materiais adquiridos e serviços prestados à comunidade de Porto Alegre
Sinopse: Criação de cadastro de marcas para a pré-qualificação de materiais e equipamentos adquiridos, à garantia da qualidade dos produtos e otimização dos processos de compra.
Autoras: Ana Laura Corrêa, Ana Marli Gerevini, Ingrid Schaffer Lautert, Isabel dos Santos Onófrio, Margareta Baumgarten e Sônia Rosi Pereira

DMAE – Entroncamentos com rede em carga
Sinopse: Desenvolvimento de equipamento a baixo custo para qualificar as intervenções do DMAE nos entroncamentos especiais evitando interrupções no abastecimento e mantendo os parâmetros de qualidade da água.
Autor: Adinaldo Soares de Fraga

SMAM – Avaliações de Densidade de Potência Oriundas de Radiações Eletromagnéticas no Entorno de ERBs
Sinopse: Avaliação da densidade de potência oriunda de radiações eletromagnéticas provenientes de Estações de Rádio Base (ERBs) em Porto Alegre para preservar a saúde da população e prevenir riscos de exposição excessiva.
Autores: Antônio Aquino Pretto e Carla Suzana Britto e Silva

SMAM – Em busca de indicadores para monitoramento de trilhas no Parque Natural Morro do Osso, Porto Alegre, Brasil
Sinopse: Análise do impacto do pisoteio sobre algumas espécies vegetais do Parque Natural Morro do Osso para avaliar se podem ser aplicadas na região e encontrar indicadores de impacto sobre trilhas utilizáveis no monitoramento ambiental.
Autoras: Fernanda Giordani, Maria Carmen Sestren Bastos e Simone Caterina Kapusta

SMAM – Mapeamento da fertilidade do solo urbano do município de Porto Alegre
Sinopse: Elaboração de um inventário da fertilidade do solo em diversas regiões da cidade para fundamentar cientificamente projetos de arborização para os logradouros públicos e sua implantação.
Autores: Carlos Augusto Fonseca Mello e Luiz Antonio Piccoli

SMAM – Ocorrências com mamíferos atendidos pelo Programa de Conservação de Fauna Silvestre, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, de 2007 a 2010
Sinopse: Pesquisa do número de acidentes envolvendo mamíferos silvestres aplicada como medida de redução de conflitos e de resgate e salvamento de fauna, além de possuir caráter educativo e de monitoramento ambiental.
Autores: Aldenise Ceratti, Aline Brasil, Arthur Hammeister Neto, Frederico Rutkoski, Giane Niederauer, Simone Barcelos Gutkoski e Soraya Ribeiro

SMAM – Programa de Monitoramento das Indústrias, Comércios e Serviços no Município de Porto Alegre
Sinopse: Sistematizar a análise e monitoramento de efluentes líquidos gerados por empresas e levantar informações para subsidiar ações do poder público e promover o desenvolvimento sustentável.
Autores: André Luiz Flores Soares, Daniela dos Santos Senff, Fabiano Porto da Fontoura, Filipe Gaudie Ley Lindau, Glauber Zettler Pinheiro, Jerônimo Luiz de Menezes Friedrich, José Ricardo Furlanetto de Azambuja e Juliano Cardoso Lapolli

SMOV – Creches comunitárias
Sinopse: Elaboração de projeto padrão para edificações de Escolas de Educação Infantil Comunitárias, que determina as áreas e capacidades das instalações, além de outras recomendações para cada ambiente.
Autoras: Cristiane Gross, Daniela Taglieber Sperb, Elizabete Duarte, Luisa Casagrande Levandowski, Luciane Beheregaray, Luciane Tabbal e Márcia Regina Germany Dornelles

SMOV – Gerenciamento de Projetos e Obras Versão 1.0 Windows
Sinopse: Desenvolvimento de um software, para permitir a qualquer computador da rede interna consulta atualizada de dados e geração de documentos referentes às obras prediais contratadas em execução ou concluídas.
Autor: Sérgio Luiz Brum

SMOV – Planejamento Estratégico do Bairro Bom Fim
Sinopse: Estudo do perfil do bairro Bom Fim e análise da estrutura social, institucional, financeiro-econômica, urbano-funcional e infra-estrutura física atuais para identificar seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e desafios para um horizonte de 20 anos.
Autora: Gilmara Muller

SMOV – Plano de diretrizes para a reabilitação da área central de Porto Alegre
Sinopse: Desenvolvimento de um sistema de informações para embasar e dar transparência às decisões institucionais, consolidar uma gestão integrada e identificar demandas, novos projetos e intervenções de médio e longo prazo.
Autores: Carlos Alberto Sant’Ana, Cristiane Gross, Delourdes Bressiani, Eunice Beatriz Schwengber, Glênio Vianna Bohrer, Helton Estivalet Bello, Maria Erni C. Marques, Renata Salvadori Rizzotto e Tulio Calliari

SMOV – Proposta para melhorias urbanas em Porto Alegre
Sinopse: Estudo das soluções e normas viárias adequadas de acordo com o tráfego de cada região da cidade, das demandas para o sistema integrado e para a conservação do pavimento urbano a médio e longo prazo.
Autor: Dante Cerqueira Michele

SMS – Ação Intersetorial de promoção e Prevenção na Escola Alvarenga Peixoto
Sinopse: Esclarecimento e ações preventivas sobre temas como DSTs, gestação na adolescência, métodos de anticoncepção, abuso de drogas, hepatites, além de distribuição da caderneta de saúde do adolescente.
Autoras: Lurdes Maria Toazza Tura, Marta Frantz e Simone Veronezzi

SMS – Apoio Matriarcal em Saúde Mental na Atenção Primária da Gerência Distrital Partenon e Lomba do Pinheiro
Sinopse: Suporte técnico especializado à atenção primária para potencializar as ações na área da Saúde Mental através de um conjunto de intervenções, com o objetivo de aumentar a capacidade resolutiva das equipes profissionais.
Autores: Adriane da Silva, Biana Lauda, Carmem Reverbel, Carolina Pereira, Iarema Mendonça, Lissandra Soares, Lucas Schuster, Lúcia Thaler, Luciane Kurtz, Luiza Ribeiro, Oswaldina Lopes, Ruth Mincarone e Tiago Cardinal

SMS – Coinfecção HIV/Aids – Hepatite C em Porto Alegre: a importância de ações conjuntas para o enfrentamento
Sinopse: Demonstra a coinfecção HIV/AIDS – Hepatite C na cidade de Porto Alegre e suas correlações, através da análise do Sistema Nacional de Agravos de Notificação – SINAN NET, dos bancos de dados da AIDS e Hepatite C.
Autoras: Isete Maria Stella e Maristela Fiorini

SMS – Conhecendo o território
Sinopse: Aplicação de questionários dirigidos à atenção primária em saúde para identificar se as equipes conhecem e de que forma utilizam os recursos de saúde mental do adulto de cada uma das gerências e da rede como um todo.
Autoras: Carmen Vera Passos Ferreira, Denise Regina Stortz, Fabiane Inês Binsfeld, Fernanda Pereira Breda, Marisa Soares de Soares, Sandra Maria Birnfeld Kurtz, Sara Jane Escouto dos Santos e Sinara de Souza Rodrigues

SMS – Implantação da Notificação Laboratorial das Hepatites Virais em Porto Alegre: uma inovação nacional
Sinopse: Estratégia de implantação da notificação de casos de hepatites virais nos laboratórios de análise clinicas da rede pública e privada do município para reunir informações de vigilância epidemiológica.
Autoras: Lisiane Morelia Weide Acosta e Maristela Fiorini

SMS – Importância da Comissão Interna de Gestão de Energia dentro de órgãos públicos
Sinopse: Mostrar a importância da Comissão Interna de Gestão de Energia em órgãos públicos para diagnosticar o uso de energia nos prédios, projetar, implementar e acompanhar medidas de combate ao desperdício e gerência de gastos em energia elétrica.
Autores: Elmo Raupp, Elton Luis Bortoncello, Geraldo Simões Preussler, Gláucio Sidiomar, Oscar Binna, Raimundo Ito e Ricardo Zucarelli Pulvirenti

SMS – Mapeamento de riscos nos ambientes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
Sinopse: Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho da SMS para formação de agentes multiplicadores, em parceria com a EPT, para realizar mapas de risco em suas unidades de trabalho.
Autores: Alvaro Kniestedt, Inês Fernanda, João Batista Dorneles, Jarí Antoni, Magali Schaan, Mirtha da Rosa Zenker, Ricardo Zucarelli Pulvirenti e Walter Valadares

 

SMS – II Pesquisa de prevalência da prática do aleitamento materno em crianças menores de 1 ano de idade em Porto Alegre
Sinopse: Pesquisa para avaliar a evolução de indicadores de aleitamento materno de 1999 a 2008, realizada durante a Campanha de Vacinação de crianças, em agosto de 2008, em 31 serviços de saúde de Porto Alegre.
Autoras: Carmen Lúcia Salvador Stein, Lurdes Maria Toazza Tura e MariaLuiza Hofmeister Meneghini

SMS – Planejamento familiar – Direito Sexual e Reprodutivo: o Planejamento Reprodutivo como um Direito Humano
Sinopse: Estabelece a política municipal de saúde sexual e reprodutiva focada na paternidade consciente e desejada, na proteção à população vulnerável e no acesso a métodos contraceptivos.
Autoras: Luciane Rampanelli Franco, Lurdes Maria Toazza Tura e Marcele Peretto
 

SMS – Protocolo de Alimentação Enteral
Sinopse: Pesquisa para oferecer embasamento técnico à terapia de Suporte Nutricional Enteral oferecida na rede básica de saúde de Porto Alegre e definir as recomendações nutricionais para desenvolver um padrão de conduta técnica e profissional.
Autoras: Eliana Aguiar Carvalho, Maria Elisa Troglio Fróes e Nina Rosa Gerzson de Britto Araújo

SMS – “Quando Brinco não dói”: Intervenção da Terapia Ocupacional em Brinquedoteca do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Sinopse: Utilização da Brinquedoteca do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas como espaço lúdico à intervenção através da Terapia Ocupacional, para transformar as relações e o ambiente num contraponto às situações decorrentes do adoecimento e hospitalização.
Autora: Mirtha da Rosa Zenker

SMS – Rede Gaúcha de Bancos de Leite Humano – Projeto de implantação de um posto de coleta de LHO em UBS no município de Porto Alegre
Sinopse: Estudo das vantagens da implantação de um posto de coleta de leite humano próximo da residência de doadoras, para um público materno-infantil carente e com baixos índices de aleitamento materno.
Autoras: Ana Tereza Giovannini, Carmen Lúcia Salvador Stein, Daniela Beleza e Maria Emília Soares

SMS – Rastreamento Precoce do Câncer de Mama
Sinopse: Criação do Protocolo de Rastreamento e Detecção Precoce do Câncer de Mama, que contém recomendações científicas para diminuir a morbimortalidade por câncer de mama.
Autoras: Luciane Rampanelli Franco e Lurdes Maria Toazza Tura
A participação dos servidores e da comunidade é fundamental nesse importante evento de valorização profissional. Agende-se!

ASSOCIATIVISMO SE FAZ COM COERÊNCIA E UNIDADE
Diretoria Executiva Gestão 2009 – 2010
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *