Home / Eventos / Inaugurada a 3ª Expotec

Inaugurada a 3ª Expotec

O evento estará aberto à visitação, de hoje, dia 2, até 13/7, no segundo andar da Câmara Municipal de Porto Alegre. São 42 trabalhos, de 167 autores, expostos com o objetivo de valorizar a produção dos Técnicos da PMPA nas soluções às demandas da cidade.

 

O evento estará aberto à visitação, de hoje, dia 2, até 13/7, no segundo andar da Câmara Municipal de Porto Alegre. São 42 trabalhos, de 167 autores, expostos com o objetivo de valorizar a produção dos Técnicos da PMPA nas soluções às demandas da cidade.

A solenidade de abertura contou com a palestra Paradigmas do Cotidiano, do Arq. e Biól Francisco Milanez, presidente da Agapan – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, e o fundo musical do Eng. Dante Michele.

Representando o prefeito, a Secretária da Administração Sônia Vaz Pinto destacou que a 3ª Expotec indica que "não precisamos chamar mestres de fora, pois estes trabalhos, a maioria já implantada, demonstram que o conhecimento e a qualidade dos serviços prestados esão aqui." Também estiveram presentes a Secretária do Gabinete de Gestão Estratégica, Izabel Matte, autora de trabalho que integra a Mostra, o Secretário Adjunto do Planejamento, Francisco Dornelles, e o Diretor Geral do DMAE, Flávio Presser, além de diversos vereadores.

Os autores tiveram oportunidade de fotografar os paineis de seus trabalhos e receber os certificados pela participação. As fotos estarão disponíveis no site da Astec, www.astecpmpa.com.br, a partir da próxima semana, e haverá também uma versão digital de alta qualidade na secretaria da Astec, caso os associados queiram fazer uma cópia maior. Quem não retirou o certificado durante o evento, pode procurar a secretaria da Astec, através do email atendimento@astecpmpa.com.br ou do fone 3217-2921.

Confira aqui a sinopse dos trabalhos.

DEMHAB
A ESTÉTICA E AS MANIFESTAÇÕES QUE LEGITIMAM O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Análise das alterações feitas pela comunidade nas unidades habitacionais de três empreendimentos construídos em Porto Alegre, a fim de verificar qual o nível de relação existente entre as alterações e o sentimento de pertencimento dos moradores.

Autoras: Arq. Luciane Maria Tabbal e Ass. Soc. Nilene Maria Nalin

DEMHAB
DA EXCLUSÃO ESPACIAL À INCLUSÃO SOCIAL: o caso das pessoas com deficiência no processo de reassentamento da Vila Dique

Descrição das ações e dos resultados referentes à intervenção de reassentamento da Vila Dique, que aborda a tendência excludente e segregadora das cidades e destaca o caso de Porto Alegre.

Autoras: Arq. Luciane Maria Tabbal e Ass. Soc. Nilene Maria Nalin

DEMHAB
ESPAÇO DE SUSTENTABILIDADE KAINGANG

O Espaço de Sustentabilidade Kaingang, foi implantado em 2006 para dar resposta às questões socioculturais de geração de renda e de atendimento à saúde que envolvem os povos indígenas urbanos em Porto Alegre.

Autora: Arq. Maria Regina Steinert

DEMHAB
O ARQUITETO E A REALIDADE DA HABITAÇÃO SOCIAL: o reassentamento da Vila Tio Zeca – Areia

Projeto de reassentamento das famílias ocupantes da ‘Vila Tio Zeca– Areia’, hoje Loteamento Bela Vista, desenvolvido a partir do relacionamento dos técnicos municipais com as comunidades de baixa-renda, conjugando interesses e integrando o conhecimento vivencial e histórico.

Autor: Arq. Fernando Biffignandi

DEMHAB
URBANIZAÇÃO DA VILA CANADÁ ATRAVÉS DO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Regularização urbanística e fundiária da comunidade denominada Vila Canadá, melhorando a qualidade de vida dos moradores e integrando o assentamento à cidade formal, de modo a proporcionar a ordenação urbana e ambiental.

Autora: Arq. Simone Aquino Baddo

DMAE

A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: case DMAE

Implementação gradativa da Gestão de Pessoas por Competências junto ao grupo de gestores do DMAE, visando o desenvolvimento das competências gerenciais para qualificação dos processos de trabalho.

Autores: Psic. Luciano Hoffling Dutra, Ass. Adm. Maria Denise Rodrigues e Ass. Adm. Nadia Maria Lorini

DMAE
AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES NO DMAE

A Avaliação de Fornecedores de Materiais e Serviços de não Engenharia, instituída pela Instrução 396/2010, mensura o desempenho dos Fornecedores do DMAE qualificando-os e classificando-os, conforme o cumprimento das exigências legais contratadas, para a melhoria da Gestão de Suprimento.

Autores: Cont. Ana Marli Gerevini, Ass. Inf. Ger. Leomar dos Santos Sarmento, Adm. Jovanes Souza Teles, Adm. Margareta Baumgarten, Ass. Jur.Jorge Luiz Ojeda, Cont. Ana Laura Ramos Corrêa, Bel. Dir. João Paulo Lopes Ferreira e Ass. Adm. Aloma Franskoviak

DMAE
ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA: IQA do Lago Guaíba de 2000 a 2009

Atualização do índice de qualidade da água do lago Guaíba, principal manancial de abastecimento de Porto Alegre, em 9 anos de amostragens trimestrais em 26 pontos de monitoramento no Delta.

Autores: Biól. Evandro Ricardo da Costa Colares, Quím. Iara Conceição Morandi, Biól. Carmem Rosália Marodin Maizonave, Eng. Civil Sônia Silva Krigger e Biól. Rodrigo da Rocha Andrade

DMAE
METODOLOGIA DE ESPECIFICAÇÃO DE EPIS CONTRA ARCOS ELÉTRICOS, PARA INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS DE SANEAMENTO DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO ALEGRE

Demonstração de metodologia de especificação de equipamentos de proteção individual – EPIs contra arcos elétricos, adequada às instalações industriais do DMAE, principalmente em estações de bombeamento de água.

Autor: Eng. Eletricista Adriano Roque de Arruda

 

 

DMAE
SMAM, SMA, SMC, SMED, SMS, SPM
GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE: aprimoramento no uso do software bibliográfico Pergamum em 21 unidades da rede

Aprimoramento no uso do software bibliográfico Pergamum em 21 unidades da Rede, realizado pelo Grupo de Trabalho do Sistema Pergamum da Prefeitura Municipal de Porto Alegre visando a aplicação padronizada e eficiente.

Autores: Bibliotecárias Liziane U. Minuzzo, Carmem Lúcia Thober, Adriana dos Santos Gomes, Carmem Maria L. Von Hoonholtz, Cláudia Regina Silva Oberrather, Fernando Telles de Paula, Giane Zacher, Janete Terezinha dos Santos Bassani, Karin Kreismann Carteri, Márcia Elisa Gonçalves Lopes Treptow, Marta Cristina Martins Lemos, Marta Rejane Leite Robaina, Michele Carvalho Nunes, Raquel Simone Nystron, Renata de Souza Borges, Roselaine Prestes de Jesus e Rosinaura Lisboa de Barros

GP
A NECESSIDADE DE MUDANÇA DE CULTURA NA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

Modelo de Gestão da PMPA que objetiva a unidade da administração para a qualificação dos serviços públicos, unindo esforços à modernização da máquina administrativa e otimização da aplicação dos recursos.

Autora: Arq. Izabel Matte

GPE
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Modelo de gestão adotado pela Prefeitura de Porto Alegre desde 2005, focado na qualificação dos servidores, melhoria dos serviços e equilíbrio das contas públicas.

Autor: Adm. Júlio César Lopes Abrantes

SEDA
PROJETO BICHO AMIGO

Projeto que conta com duas unidades móveis estruturadas em ônibus equipados com todas as facilidades necessárias à realização de exames e pequenas cirurgias, além do transporte seguro de cães e gatos.

Autor: Méd. Vet. Marcelo Páscoa Pinto

SMAM
CONFLITOS ENVOLVENDO NIDIFICAÇÃO DE AVES EM ÁREAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

Verificação dos principais conflitos envolvendo nidificação de aves na área urbana de Porto Alegre, baseada nas demandas do Setor de Fauna Silvestre da SMAM, de 2008 até setembro de 2011.

Autores: Biól. Giane Inquelmann Niederauer, Biól. Soraya Ribeiro, Acad. Letícia Maria, Biól. Aline Oliveira Brasil, Acad. Kely Petroni Ewald, Eng. Agr. Frederico Klein Rutowski e Eng. Agr. Aldenise Ceratti

SMAM
IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL SOBRE O VERDE URBANO

Análise dos impactos de projetos imobiliários sobre a vegetação arbórea, com base no disposto no Decreto Municipal nº 17.232/11, que “dispõe sobre os procedimentos para supressão, transplante ou podas de espécimes vegetais“.

Autora: Biól. Rita Maria Valer

SMAM
MAPA DE RUÍDO DE PORTO ALEGRE

Qualificação do planejamento urbano na organização de atividades de prevenção e controle de ruído, através do diagnóstico dos níveis de emissão nas principais vias, e nas diferentes regiões da cidade com a proposição de medidas/ações de fiscalização e mitigação dos problemas sonoros.

Autores: Eng. Eletrônico e Eletricista Antonio Aquino Pretto, Eng. Civil Nara Ione Medina Schmitt e Aux. Serv. Téc. Mafalda Lo Pumo

SMAM
O GERENCIAMENTO DE ARBORIZAÇÃO EM ÁREA RURURBANA

Implantação de inovações no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, criando o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e reconhecendo a Área Rururbana, caracterizada pela predominância de patrimônio natural.

Autor: Biól. Flávio Barcelos Oliveira

SMAM
O PLANO DIRETOR DE PORTO ALEGRE E O ATENDIMENTO DA DEMANDA HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL

Artigo que discute a Lei Complementar nº 646/10 modifica o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre e defende que a tutela do meio ambiente não deve ser considerada em segundo plano em questões de ocupação de solo.

Autoras: Eng. Agr. Janine Viezzer Nascimento e Eng. Agr. Carla Villanova Schnadelbach

SMAM
PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS DA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE: estudo preliminar

Relato da experiência da Gerência Técnica Zonal Sul, subdivisão da SMAM, sobre a elaboração do planejamento de arborização das vias públicas da região sul da cidade.

Autores: Bibiana Cassol, Cláudia B. V. Ruschel e Liesbet Olaerts

SMAM
RELOCAÇÃO DE NINHOS DE AVES EM PORTO ALEGRE: case com as espécies Falco Sparverius e Coragyps Atratus

Apresentação de dois casos de realocação de aves nidificadas junto a equipamentos urbanos em Porto Alegre.

Autores: Biól. Giane Inquelmann Niederauer, Biól. Soraya Ribeiro, Acad. Letícia Maria, Acad. Kely Petroni Ewald e Biól. Glayson A. Bencke

SMS
A REGULARIZAÇÃO DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM PORTO ALEGRE DE 2009 A 2012: evolução com o projeto INFOREDE

Estratégia de enfrentamento para os problemas de acesso à Informatização da Rede de Saúde do município de Porto Alegre, constituindo a INFOREDE como o projeto prioritário da SMS, a partir de outubro de 2010.

Autoras: Enf. Gladis Jung e Acad. Tamyres Oliveira

SMS
A TERAPIA COMUNITÁRIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL DA INFÂNCIA – CASA HARMONIA

Apresentação do projeto de Terapia Comunitária realizado no CAPSi Casa Harmonia com o objetivo de acolher e resgatar o vínculo sócio familiar, promovendo a inclusão social e respeitando as possibilidades individuais.

Autores: Ass. Soc. Renata Magalhães Corte Real Quintana, Ed. Fís. Rosecler Tavani Kich e Ass. Soc. Aguida Luana Veriato Schultz

SMS
CINCO ANOS DE EXPERIÊNCIA COM AMOSTRAS DE SANGUE IMPREGNADAS EM PAPEL FILTRO NO LABORATÓRIO DO SRTN-RS.

Padronização e validação dos processos que envolvem a análise de sangue impregnado em papel filtro, buscando aumentar a sensibilidade e a especificidade dos métodos utilizados.

Autores: Bioquím. Simone Martins de Castro, Aux. Lab. An. Andre C. Souza, Aux. Lab. An. Juliana L. Macedo, Aux. Lab. An. Rita A.T. Santos, Farm. Bioquím. Vera R. Diedrich, Aux. Lab. An. Marta Chapper, Ass. Adm. Solange Brito, Ass. Adm. Andreza Vargas, Ass. Adm. Montserrat Martins e Farm. Bioquím. Letícia Filippon

SMS
CONSTRUINDO DISPOSITIVOS NO TERRITÓRIO: o trabalho da Terapia Ocupacional em Saúde Mental

Oficinas de Terapia Ocupacional em Saúde Mental como dispositivo de atendimento no território da GD PLP, de acordo com os preceitos da reforma psiquiátrica.

Autora: Ter. Ocup. Iarema Jenisch Mendonça

SMS
EDUCAÇÃO PERMANENTE: uma revisão sobre as experiências realizadas nos serviços de atenção primária em saúde no Brasil

Pesquisa integrativa para identificar publicações sobre experiências de Educação Permanente nos serviços de Atenção Primária à Saúde no Brasil, que analisou sete artigos no período de 2006 a 2011, visando implementar mudanças no cenário de prática no município de Porto Alegre.

Autora: Enf. Eveline Rodrigues

SMS
INTEGRANDO A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA GESTANTE HIV+ E CRIANÇA EXPOSTA COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Análise descritiva de casos de Gestante HIV+ e criança exposta pela gestação/parto com risco acrescido, e resultados da intervenção conjunta da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da
SMS e Atenção Primária em Saúde.

Autores: Enf. Lisiane M. W. Acosta, Enf. Isete Maria Stella, Aux. Enf. Patrícia Zancan Lopes e Aux. Enf. Vera Lucia Julio Ricaldi

SMS
LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA MUNICIPAL PARA TUBERCULOSE

Projeto básico e executivo de um Laboratório de Tuberculose vinculado à Secretaria Municipal de Saúde para oferecer exames de cultura para “Micobacterium”, reduzindo a sobrecarga do Laboratório Central de Saúde Pública do RS, que tem abrangência estadual.

Autora: Méd. Lilian Rose M. da Rocha, Enf. Márcia Calixto e Eng.Civil Felice José Laner

SMS
LABORATÓRIO DE TRIAGEM NEONATAL: técnicos científicos do município de Porto Alegre a service do estado do RS

Implantação do Programa Nacional de Triagem Neonatal no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, que passou a ser o Serviço de Referência em Triagem Neonatal de todo o estado do RS.

Autores: Bioquím. Simone Martins de Castro, Aux. Lab. An. Andre C. Souza, Aux. Lab. An. Juliana L. Macedo, Aux. Lab. An. Rita A.T. Santos, Farm. Bioquím. Vera R. Diedrich, Aux. Lab. An. Marta Chapper, Ass.Adm. Solange Brito,  Ass.Adm. Andreza Vargas,  Ass.Adm. Montserrat Martins e Farm. Bioquím. Letícia Filippon

SMS
OFICINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Oficina interdisciplinar, realizada semanalmente por nutricionista, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, com pacientes da internação psiquiátrica feminina do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

Autoras: Ter. Ocup. Denise Borba Narciso, Fis. Karine Damiani e Nutr. Sandra Mara Barbosa de Souza

SMS
O IMPACTO NA ARRECADAÇÃO DO ISSQN EM VIRTUDE DA DIMINUIÇÃO DA ALÍQUOTA DO ISSQN NA ÁREA DE INFORMÁTICA E DE PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Aplicação, em Porto Alegre, de teoria colocada em prática nos anos 70, nos Estados Unidos, que aponta a diminuição da carga fiscal ou da alíquota de um imposto reverte para o aumento da demanda e incrementa a atividade econômica, aumentando a arrecadação.

Autor: Adm. Paulo Luis Heinen

SMS
OLHA SÓ: Bem me quer – Bem me quero

Atividade realizada na Casa da Gestante do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, para fotografar as futuras mães que não teriam oportunidade de registrar sua gravidez em função da internação inesperada ou prolongada.

Autores: Ter. Ocup. Denise Borba Narciso, Ass. Soc. Eva Luísa da Silva, Enf. Leila Coffy, Psic. Vânia Elisabete Dalcin e Enf. Vera Maria Tentardini

SMS
PROCESSO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO – ParticipaSUS

Apresentação do processo de Capacitação em Monitoramento e Avaliação ParticipaSUS, que visa a execução da Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS, descentralizando o planejamento e fortalecendo o Sistema Único de Saúde.

Autores: Dent. Denise Antunes Nascimento, Enf. Juliana Maciel Pinto, Enf. Kelma Nunes Soares, Enf. Leila Beatriz Ramos,  Enf. Lurdes Maria Toazza Tura, Eng. Civil Margarida Maria Martimiano Ramos, Ass. Soc. Ruth Alves de Ávilar e Téc. Nutr. Vanise de Almeida Santos

SMS
PROJETO CAPACITAR: teoria e prática na inclusão de portadores de trenstornos mentais graves através do trabalho formal

Processo de capacitação, acompanhamento e estágio que, através do acompanhamento de profissionais, familiares e instituições comunitárias, visa afirmar o direito das pessoas com transtornos mentais à inclusão no mercado formal de trabalho.

Autoras: Ter. Ocup. Carmen Vera Passos Ferreira, Ter. Ocup. Francilene Nunes Rainone, Ass. Soc. Jussara Nunes Ortiz, Méd. Psiq. Luisa Bisol e Méd. Psiq. Sandra Maria Soares

SMS
UNIDADE MÓVEL DE ESTERILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ANIMAIS DOMÉSTICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

Elaboração de projeto básico e executivo de uma Unidade Móvel de Esterilização (Castração) e Educação em Saúde (UMEES), por solicitação da Coordenadoria Multidisciplinar Políticas Públicas para os Animais Domésticos (COMPPAD).

Autores: Adm. Carlos Vicente Felipetto de Oliveira, Méd. Vet. Daura Pereira Zardin, Eng. Civil Felice José Laner, Méd. Vet. José Carlos Sangiovanni, Méd. Vet. Paulo Antonio da Costa Casa Nova, Méd. Vet. Roger Halla, Méd. Vet. Roxana Pinto Nishimura

SMS
VALIDAÇÃO DO ANALISADOR HEMATOLÓGICO MYNDRAY BC-5380

Avaliação, através de estudos de exatidão e precisão analíticas, do analisador hematológico Mindray BC-5380, em comparação com dois equipamentos utilizados, a fim de validá-lo para uso na rotina laboratorial.

Autores: Farm. Bioquím. Letícia Filippon, Farm. Bioquím. Osmaninho Maschmann, Farm. Bioquím. Luis Eduardo Sacco Marques, Farm. Bioquím. Andreza Francisco Martins, Farm. Bioquím. Francisco Carlos Machado da Silva, Farm. Bioquím. Carolina Didonet Pederzolli, Aux.Lab. e An. André Canto de Souza e Téc. de Lab. Juçara de Pellegrin Matos

SMS
VOCÊ SABE ORGANIZAR SUA GELADEIRA?

Trabalho da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde que aborda a população para, partindo da pergunta “Você sabe organizar a sua geladeira?”, orientar sobre a conservação doméstica de alimentos.

Autora: Méd. Vet. Ana Helena da Cunha Maia

SPM
DEMHAB, EPTC, PGM, SMAM, SMIC, SMTur

PLANO ESTRATÉGICO DA ZONA SUL
Identificação dos principais conflitos e potencialidades, definição de diretrizes e consolidação de um conjunto de propostas integradas que definem um rumo para a Zona Sul da cidade nas próximas décadas.

Autores: Arq. Andrea Oberrather, Arq. Antonio Luis Gomes Pinto, Adm. Antonio Mello Bertaco, Arq. Carla Rosane Hilgert, Arq. Cléia Beatriz H. Oliveira, Arq. Denise Pacheco Till Campos, Arq. Eunice Beatriz Schwengber, Arq. Fernando Biffignandi, Bel Tur. Joana Braga, Biól. João Roberto Meira, Arq. Kelly Ribeiro Jordão, Arq. Lucia de Borba Maciel, Arq. Marcelo Vargas Allet, Eng. Civil Paulo Antonio Schreinert, Eng. Agr. Sérgio A. Mielniczuk de Moura, Adv. Simone Somensi, Biól. Soraya Ribeiro, Arq. Synthia E. Krás Borges, Arq. Valéria Damasceno Ferreira e Bel. Tur. Vanessa Haas Engster 

SPM
ANTEPROJETO DA LEI DE LIMITES DOS BAIRROS DE PORTO ALEGRE

A Proposta de Lei Municipal de Limites de Bairros de Porto Alegre reúne as descrições de todos os bairros em uma única lei, conferindo maior precisão geográfica através da padronização das descrições e da agregação de espacialização georreferenciada.

Autores: Eng. Agr. Inez Maria Barros Pavlick, Arq. Gladis Weissheimer e Arq. Túlio Calliari

SPM
SEACIS, SMAM, SMC e SMTur
ESTUDOS TERRITORIAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO MOBILIÁRIO URBANO EM PORTO ALEGRE

Mapeamento dos Espaços de Interesse Estratégicos – termo utilizado para se referir aos espaços mais significativos da cidade, cuja animação os tornam locais mais atraentes para a utilização de veículos publicitários na paisagem urbana.

Autores: Arq. Ada Raquel Schwartz, Tur. Joana de Macedo Braga, Arq. Luiz Antônio Bolcato Custódio, Arq. Werner Neubert Drevnovicz, Arq. Oscar Azevedo Neto, Arq. Ana Paula Hoppe Bonini, Arq. Tulio Calliari, Arq. Tânia Quintana Rodrigues, Eng. Ben-Hur Costa, Tur. Ivone dos Passos Maio, Tur. Alice da Silva Costa, Arq. Naiana M. John e Acad. Letícia Triaca

SPM
INSTITUTO DE PLANEJAMENTO DE PORTO ALEGRE: considerações para uma proposta com a visão dos Técnicos da SPM

Apresentação do trabalho desenvolvido na SPM, entre outubro de 2011 e janeiro de 2012, envolvendo a reestruturação da Secretaria e a criação de um Instituto de Planejamento para Porto Alegre.

Autores: Arq. Ana Paula Hoppe Bonini, Arq.  Andrea Oberrather, Arq. Denise dos Santos Simões, Arq. Gládis Weissheimer, Arq. Hermes de Assis Puricelli, Arq. Laura Beatriz Kochenborger, Arq. Maria Tereza Fortini Albano, Arq. Patricia da Silva Tschoepke,  Arq. Tulio Calliari, Eng. Ben-Hur Rafael Deporte Costa, Eng. Paulo José de Sousa Lima Demingos e Eng. Tânia Quintana Rodrigues

SPM
PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO 4º DISTRITO

Formulação de diretrizes, projetos e planos concertados entre o poder público e privado para qualificação do espaço urbano de maneira ordenada e planejada, buscando o desenvolvimento sustentável da região e melhoria da qualidade de vida.

Autores: Arq. Miriam Maciel Echel, Arq. Jorge Freitas Borges, Arq. Tania Regina S. C. de Oliveira e Arq. Hermes de Assis Puricelli

SPM
PROJETO ORLA SUL: desenvolvimento local sustentável da porção sul do território municipal de Porto Alegre

Proposta de união dos esforços do GT Orla e GT Zona Sul para o aproveitamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico do valioso patrimônio ambiental da zona sul da cidade.

Autores: Arq. Andrea Oberrather, Arq. Marcelo Allet e Arq. Synthia Krás Borges

 

ASSOCIATIVISMO PARTICIPATIVO SE FAZ COM UNIÃO E PLURALIDADE.
DIRETORIA EXECUTIVA-GESTÃO 2011-2012

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *