Home / Notícias / Aposentadoria: Astec realiza o II Seminário O Regime Próprio de Previdência em Porto Alegre

Aposentadoria: Astec realiza o II Seminário O Regime Próprio de Previdência em Porto Alegre

A história e a gestão do Previmpa foram tema do encontro, na tarde de 16 de julho, no auditório da Escola de Gestão Pública.

 

A história e a gestão do Previmpa foram tema do encontro, na tarde de 16 de julho, das 13h30 às 17h30, no auditório da Escola de Gestão Pública. Dez palestrantes relembraram detalhes da construção do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores aos associados da Astec e demais municipários presentes. Ao final, após a descontraída apresentação do diretor administrativo da Astec, adm. Herni Michel, sobre como levar a vida após a aposentadoria, a plateia solicitou uma nova edição do evento, para aprofundar as informações e tirar dúvidas.

A diretoria executiva aceitou o desafio e seguirá trabalhando para disponibilizar no site da entidade as respostas às perguntas formuladas pela plateia, e também os materiais apresentados no evento.

O Seminário foi moderado pelo diretor de relações sindicais e trabalhistas, téc. em com. soc. Adroaldo Corrêa, que abriu os trabalhos com uma saudação aos colegas que aceitaram colaborar com o evento e compôs a mesa com a presidente da Astec, biól. Isabel Junqueira, e o diretor-geral do Previmpa, arquiv. Laerte de Oliveira. Isabel falou sobre o esforço empreendido para atender a demanda de dúvidas sobre o funcionamento da previdência, ao que Laerte de Oliveira fez coro. Ele cumprimentou a Astec, da qual é associado, pela iniciativa, e disse esperar um número maior de servidores da ativa interessados no assunto que tem impacto direto sobre a qualidade de vida das famílias.

A adm. Adriana Paltian, primeira diretora-geral do Previmpa e diretora administrativa da Astec na gestão 2013/2014, que abordou o "Histórico da previdência social no município de Porto Alegre", se disse emocionada com o convite e orgulhosa de ter feito parte do início da história do Departamento.

"Atualidade, perspectivas e desafios do Regime Próprio de Previdência Social da Prefeitura de Porto Alegre" foi o tema da palestra do atual diretor-geral do Previmpa. O arquivista Laerte Campos de Oliveira reiterou a importância de que se enfrente o desconhecimento do assunto por parte dos servidores e recapitulou avanços como a aquisição da sede própria, que deverá estar disponível no próximo ano, e do Fundo de Reaparelhamento do Previmpa (FRAP), aprovado em 15 de maio último. Sua palestra foi seguida pelas exposições dos demais colegas, servidores do Previmpa.

O adm. Renan da Silva Aguiar, presidente do Conselho de Administração, e o assistente administrativo Diego Rodrigues Velho, presidente do Conselho Fiscal, abordaram "O papel dos conselhos na estrutura de governança".

O atuário Dalvin Gabriel de Souza, integrante do Comitê de Investimentos, a assistente administrativo Ingrid de Souza, chefe da Unidade de Apuração de Tempo de Contribuição e Registros, e a adm. Cárin Cecília Carvalho, chefe da Unidade de Concessão e Revisão de Aposentadorias, integram um grupo chamado Disseminação da Cultura Previdenciária, que tratou da "Importância do cadastro previdenciário para a gestão do Regime Próprio de Previdência Social, averbação de tempo de contribuição e aposentadoria". Eles falaram sobre os três pilares do sistema do Previmpa (obrigatório, contributivo e solidário) e sobre os dois regimes da previdência brasileira: o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), caso do INSS, e o Regime Próprio da Previdência Social (RPPS), como o Previmpa, além do abono permanência, entre outros temas.

No segundo bloco do evento, o contador Rodrigo Machado Costa, diretor Administrativo Financeiro, e o economista Tiago Iesbik, chefe da Unidade de Investimentos e integrante do Comitê de Investimentos, trataram da "Perspectiva da gestão de fundos: capitalização e repartição simples". Eles descreveram as linhas mestras da política de gestão financeira do Previmpa, que busca o equilíbrio por meio de metas atuariais, benchmark e reuniões técnicas bimestrais com outros RPPSs.

E o coordenador de Investimentos e Aplicações Financeiras do IPERGS, adm. Alex Trindade, apresentou "A Experiência do IPE/RS", com destaque para a política de investimentos do Instituto em empresas que apresentem bom potencial lucrativo, que busca não limitar-se a aplicações financeiras.

ASSOCIATIVISMO FORTE SE FAZ COM UNIDADE E AÇÃO.
DIRETORIA EXECUTIVA 2015/2016

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *