Home / Notícias / Associações se reúnem na defesa dos direitos dos técnicos do serviço público municipal de Porto Alegre

Associações se reúnem na defesa dos direitos dos técnicos do serviço público municipal de Porto Alegre

                                                                                                                    Foto: Rita Escobar/CarliCom


A Astec participou, na manhã desta sexta feira, 5 de maio, da reunião de entidades de servidores municipais, na sede da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu). Na pauta, os projetos de lei encaminhados pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. à Câmara de Vereadores, no último dia 26 de abril. A discussão referiu-se especialmente às propostas que acarretam prejuízos aos servidores, como a elevação desnecessária da alíquota da Previdência de 11% para 14%, o que representa uma redução de 3% na remuneração dos servidores municipais, e a retirada da lei que atrela o índice de reposição à inflação ocorrida no período correspondente ao cálculo.

O debate também abordou como o teto salarial, que acontece em várias secretarias, provoca cortes na remuneração de alguns servidores técnicos.

Para o presidente da Astec, eng. Sérgio Brum, a realização desse tipo de reunião é importante para que as associações possam traçar estratégias com o objetivo de evitar perdas salariais decorrentes desses projetos de lei. Brum salienta, ainda, que a situação financeira do Município não é tão crítica como o que tem sido divulgado. “Algumas dívidas, consideradas na sua totalidade, não são exigíveis a curto prazo. Além disso, existe a possibilidade de, por meio dos Programas de Regularização Tributária, conhecidos como Refis, serem obtidos alguns recursos.

Participaram da reunião: a Astec, com o presidente, eng. Sérgio Brum, e a vice-presidente, enf. Lurdes Tura; a Aiamu, com o presidente, Joarez Tejada Franceschi, e a diretora parlamentar, Daniela Ely Martins; a Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA), com seu presidente, Cesar Emílio Sulzbach;  além da Associação dos Administradores  Atuários, Contadores, Economistas e Estatísticos do Serviço Público Municipal de Porto Alegre (Acespa), com seu vice-presidente, Sérgio Augusto Parussini; e da Associação dos Técnicos Científicos Aposentados (Asta), com seu presidente, João Carlos Prates.

ASTEC – Diretoria Executiva 2017/2018
RESPEITO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *