Home / BANNER / Diretor da Astec defende não privatização do DMAE na Tribuna Popular do Senge, na Câmara Municipal

Diretor da Astec defende não privatização do DMAE na Tribuna Popular do Senge, na Câmara Municipal

(Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

“- O desmonte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) já começou, com a falta de servidores e de material de trabalho, como os 15 dias sem flúor para tratamento da água.” A denúncia foi feita pelo diretor de Relações com Aposentados e Pensionistas da Astec e membro do Conselho Técnico Consultivo do Senge-RS, eng. Adinaldo de Fraga, na tarde desta segunda-feira, 27 de novembro, na Tribuna Popular organizada pelo Sindicato dos Engenheiros na Câmara Municipal.

Na Tribuna, juntamente com o engenheiro Carlos Alberto Pettersen, ex-diretor do DMAE, Fraga falou em defesa do departamento e da manutenção dos serviços de saneamento de Porto Alegre como atribuição do Poder Público. Ele criticou o projeto de lei do Executivo que altera a Lei Orgânica Municipal permitindo que a autarquia possa concessionar, por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs), a execução de serviços de abastecimento de água e de captação e tratamento por rede de esgoto. Os servidores do órgão consideram essa possibilidade como uma privatização dos serviços. Segundo Fraga, “o DMAE não precisa de PPPs para a execução de trabalhos e obras”. Ele se referiu, ainda, ao corte das horas-extras nos feriados e finais de semana, desde janeiro.  “Agora só é preciso combinar com as redes de água para que não ocorram problemas nesses períodos”, ironizou.

O ex-diretor Carlos Pettersen, por sua vez, recontou parte da história do departamento, criado em 1961, quando o abastecimento era precário e, graças ao trabalho do Dmae, Porto Alegre tornou-se a primeira capital brasileira com 100% de sua população urbana servida com água potável. Ele lembrou, também, a adoção da chamada tarifa social, pela qual hoje os consumidores pagam apenas pela água consumida, tornando seus preços acessíveis a toda a população.

Além dos vereadores presentes, de representantes da Astec – engenheiros Sérgio Brum, presidente, e Maércio Cruz, conselheiro – e do Senge e de servidores do DMAE, também prestigiaram o evento os ex-diretores Guilherme Barbosa, Elisandro Oliveira e Augusto Damiani.

ASTEC – DIRETORIA 2017/2018

RESPEITO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *