Home / BANNER / A exoneração de Maurício Fernandes da Silva foi publicada no Dopa de 13 de junho

A exoneração de Maurício Fernandes da Silva foi publicada no Dopa de 13 de junho

A exoneração do secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Fernandes da Silva, foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A demissão já havia sido anunciada na sexta-feira anterior, durante a Semana do Meio Ambiente. Em seu lugar, foi designado o advogado Germano Bremm, que exercia cargo em comissão de assessor técnico na Procuradoria Geral do Município (PGM).
Criada em 1976, a Secretaria do Meio Ambiente da capital foi a pioneira no País, devido à importância dada à preservação ambiental e à qualidade de vida da população. Ao longo de quatro décadas, a SMAM foi referência no Brasil e na América Latina.
O projeto inicial do prefeito Nelson Marchezan Jr. era pela extinção e distribuição das tarefas a outras 
secretarias. Porém, com o apoio de várias entidades e da população, os servidores conseguiram convencer a Câmara Municipal da importância de preservar a pasta, que foi mantida por emenda parlamentar apresentada pelo vereador Airto Ferronato, acrescentando apenas o conceito “Sustentabilidade” no final do nome (SMAMS).
Porém, desde a posse de Marchezan Jr., em 2017, a SMAMS vem sistematicamente sendo esvaziada: setores foram incorporados a outras secretarias; as cinco zonais que atendiam praças, parques e a arborização urbana de forma regionalizada, foram extintas; o Viveiro Municipal foi abandonado e sucateado, com milhares de mudas nativas perdidas, e o mesmo ocorreu com os laboratórios do Banco de Sementes, construído com verba do governo federal. Hoje, o Viveiro encontra-se sem manutenção, por falta de técnicos e operários. Mesmo assim, os servidores e entidades lutam para recolocar a Secretaria do Meio Ambiente no lugar de destaque que ela sempre teve.
Além da SMAMS, houve mudança recente de titulares também em outras duas secretarias: de Segurança e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
 
ASTEC – Diretoria Executiva 2019/2020
RESISTIR E AVANÇAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *